A matrícula no Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) é mandatória para discentes que estão no décimo período do curso de Zootecnia ou cursaram mais de 75% da carga horária total do curso. O discente deve optar pela realização de um ESO em pesquisa, desenvolvendo um trabalho na modalidade científica ou ESO em extensão, desenvolvendo um estágio interno ou externo à UFERSA. O ESO em pesquisa prevê o desenvolvimento de uma pesquisa científica original, com resultados apresentados em uma sessão pública, perante uma banca de avaliadores. O ESO em extensão prevê o treinamento prático, em área aderente ao curso de Zootecnia, com relatório das atividades apresentado em uma sessão pública, perante uma banca de avaliadores.
Os discentes que irão realizar ESO em extensão, interno ou externo à UFERSA, devem atentar para os procedimentos de cadastro de estágio na Pró-reitora de Graduação (PROGRAD), disponíveis aqui. No caso de Estágios Não Obrigatórios (ESNO), essas experiências poderão ser aproveitadas como ESO, desde que atendam a todos os requisitos exigidos, e sejam deferidas pelo Colegiado do Curso de Zootecnia.
Discentes que irão realizar ESO em pesquisa, devem encaminhar a solicitação à coordenação de curso, via e-mail,: a) Solicitação de matrícula na disciplina ANI0499 e Aceite do (a) orientador(a); b) Modelo de projeto de pesquisa a ser desenvolvido como estágio supervisionado obrigatório; c) Solicitação de cadastro de membros da banca. Discentes que irão realizar ESO em extensão (interno ou externo à UFERSA), devem solicitar matrícula à coordenação de curso, por meio dos seguintes documentos: a) Solicitação de cadastro de membros da banca e b) Formulário de estágio.
Solicitação e aceite do orientador
Modelo Projeto do ESO em pesquisa